Compartilhe Esta Postagem

Dízimo: 7 Motivos Bíblicos Para Cristãos Não Praticá-lo


O dízimo é uma prática comum no meio cristão evangélico e consiste na doação mensal, à direção da igreja, de 10% de toda a renda bruta, fruto de toda e qualquer atividade financeira, quer seja do emprego formal ou informal ou da atividade empresarial. Embora muitas facções cristãs digam que o dízimo não é obrigatório, ficando a critério do membro dar ou não o dízimo, o sermão dos pastores de qualquer uma delas não é tão flexível assim. O texto bíblico mais utilizado para constranger o crente a dar o dízimo é o seguinte: “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. (...) Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.” (Malaquias 3.8-10). Pense no efeito psicológico que é ser chamado de ladrão pelo próprio Deus e, ao mesmo tempo, ter a promessa de fartura. O grande problema dos dizimistas é desconhecer as origens desta prática e se basear naquilo que os líderes pregam, ou por ignorância ou com má intenção, se utilizando de textos bíblicos isolados para convencer os crentes de que o dízimo traz bençãos, ou infortúnios para quem não o pratica. Há pelo menos 7 razões encontradas na própria Bíblia que anulam os efeitos do dízimo e isentam qualquer pessoa a praticá-lo nos dias atuais:

1. A limitação local e temporal do dízimo bíblico

O dízimo obrigatório é parte da lei de Moisés que visava o sustento da tribo de Levi que não podia ter posses e era encarregada de todo trabalho religioso (Levítico 27.30-32; Números 18.21-32; Deuteronômio 12.1-19; 26.12-15). Tal lei era aplicada exclusivamente ao povo de Israel : “... o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel.” (Neemias 8.1). Porém a maior autoridade cristã disse: A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus....” (Jesus, em Lucas 16.16). Portanto qualquer texto bíblico que expresse obrigação quanto ao dízimo, que é parte da lei de Moisés, não deve ser aplicado a mais ninguém desde o dia em que João batista morreu.

2. Malaquias escreveu exclusivamente aos israelitas

O próprio livro de Malaquias estabelece seus limites logo na introdução: “A palavra do Senhor a Israel, por intermédio de Malaquias” (Malaquias 1.1). Uma segunda passagem confirma o que foi dito na introdução: “Pois eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” (Malaquias 3.6). Jacó e Israel são a mesma pessoa conforme Gênesis 32.18, e só aos descendentes dele o livro de Malaquias, assim como toda a lei de Moisés, deve ser aplicado.

3. Abraão e Jacó dizimaram espontaneamente

Embora alguns textos bíblicos não relacionados com a lei citem o dízimo, nenhum deles estabelece qualquer obrigatoriedade acerca desta prática. Em Gênesis 14. 18-20, por exemplo, Abraão aparece dando o dízimo espontaneamente daquilo que havia conquistado em uma guerra, e só, não houve estabelecimento de uma freqüência, nem houve intenção de estender o dízimo às suas posses. Em Gênesis 28.22, Jacó prometeu ao seu deus dar o dízimo em troca de segurança, mas também o fez espontaneamente. 

4. Jesus criticou a importância dada ao dízimo e o considerava uma prática do passado

Outro texto muito utilizado pelos pregadores são as palavras de Jesus em Mateus 11.42: “Mas ai de vós, fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, e da arruda, e de toda hortaliça, e desprezais a justiça e o amor de Deus. Ora, estas coisas importava fazer, sem deixar aquelas”. Esta passagem aparentemente demonstra que Jesus aprovava a prática do dízimo condicionando-o ao não esquecimento da justiça e do amor. Mas com alguma noção de interpretação de textos e tempo verbal fica claro que o que Jesus estava fazendo era uma dura crítica aos fariseus que, como os pastores atuais, supervalorizavam a prática do dízimo e desprezavam a justiça e o amor fazendo caridade com obras tímidas, muito aquém do que arrecadavam. Além disso, nesta mesma passagem, Jesus deixa claro que a importância do dízimo estava no passado ao falar: importava fazer”. Ora, o que importava não importa mais, os fariseus perderam a oportunidade de fazer o correto, pois a lei expirou (Lucas 16.16).

5. O autor de Hebreus não citou o dízimo com intenção de aprová-lo para os cristãos e reprovou a lei que o obrigava

O livro de Hebreus, no Novo Testamento, é também muito utilizado pelos pregadores evangélicos para apoiar a prática do dízimo no cristianismo, mas seu autor explica que fala sobre o dízimo não para aprovar sua prática, mas para mostrar que Jesus podia ser sacerdote mesmo sendo da tribo de Judá, pois pela lei de Moisés só os descendentes de Levi poderiam ser sacerdotes. O autor de Hebreus argumentava que Jesus era da ordem sacerdotal de Melquisedeque, sacerdote a quem Abraão deu o dízimo espontaneamente antes mesmo de Moisés ter nascido. Se Abraão deu o dízimo a Melquisedeque, era porque o reconhecia como sacerdote legítimo, e se o patriarca da nação de Israel reconheceu tal sacerdócio, toda a nação deveria reconhecer Jesus como um sumo sacerdote capaz de levar o povo a Deus. Observe que o autor de Hebreus revela seu objetivo quando diz “Ora, do que estamos dizendo, o ponto principal é este: Temos um sumo sacerdote tal, que se assentou nos céus à direita do trono da Majestade” (Hebreus 8.1). De fato Hebreus 7.18 afirma que a lei da qual o dízimo faz parte era "fraca e inútil".

6. O dízimo moderno é uma prática diferente do dízimo bíblico e nunca fora praticado pelos apóstolos e líderes cristãos até 585 d.C.

Mais de 500 anos depois de Cristo não há nenhuma referência, tanto bíblica quanto histórica, sobre os apóstolos e seus sucessores recebendo dízimo dos membros da Igreja. Em 585 foi imposta pela primeira vez a prática do dízimo na ICAR durante o Sínodo de Mâcon. Posteriormente, em 777 d.C. , Carlos Magno procura resgatar esta prática, mas também sem sucesso. Depois disso o Dízimo obrigatório entre os cristãos veio reaparecer somente na reforma protestante iniciada por Martinho Lutero mais de 1.400 anos depois de Jesus ter abolido a lei que o obrigava. Pelo menos até 145 d.C., segundo a Didaque (documento cristão baseado na tradição oral), a participação econômica dos membros da igreja era baseada exclusivamente em ofertas sem valor preestabelecido. O dízimo era uma lei abolida no cristianismo e, quando vigente no judaísmo, isentava os trabalhadores assalariados, sendo aplicada somente aos donos de negócio. Como a maioria dos cristãos primitivos era de origem judia e pobre, este era um assunto que não lhes interessava e muito bem compreendido, o que eliminava qualquer necessidade de textos escritos para orientá-los. Quando esta noção foi perdida através do tempo, os líderes da ICAR e reformadores, se valendo da ignorância popular, instituíram um dízimo distorcido aos cristãos. A lei de Moisés era clara que somente os agricultores, pecuaristas e produtores de quaisquer víveres dariam o dízimo, o qual não era em espécie (dinheiro), mas em forma de produto, quer gado, quer produtos agrícolas ou beneficiados. Por não haver uma desobrigação direta para os cristãos, mas somente geral, a proibição da lei de Moisés (Atos 15.1-29), os líderes cristãos de hoje aproveitaram bem a lacuna documental. Outro fato interessante é que o dízimo era dado especificamente em Jerusalém, no templo que hoje está destruído (Deuteronômio 12.11). O dono de um negócio que, por algum motivo, ficava impedido de ir até lá na época determinada, poderia opcionalmente vender o dízimo e usar o dinheiro para comprar produtos e consumir ele mesmo com os levitas e pessoas necessitadas do povo (Deuteronômio 14.24-29). Todos os relatos neotestamentários de doações na igreja primitiva são de ofertas voluntárias para ajudar necessitados, evangelistas e pastores na sua sobrevivência, nunca em forma de dízimo, nem para construção de templos ou quaisquer outros fins (Romanos 15.26; II Coríntios 9; etc.).

7. Segundo o Novo Testamento, cristão que pratica o dízimo pode ser amaldiçoado

Uma última observação é que é comum os pregadores defenderem o dízimo dizendo que a pessoa é abençoada ao dá-lo ou amaldiçoada ao negligenciá-lo, mas, segundo o Novo Testamento, quem permanecer na lei de Moisés (da qual o dízimo é um dos mandamentos) é amaldiçoado (Gálatas 3.10,11). Entretanto há uma outra lógica na Bíblia que alivia esta situação: Se a lei foi cumprida por Jesus (Mateus 5.17) e depois substituída pelo Evangelho (Lucas 16.16), tanto as bênçãos quanto as maldições previstas nela não têm mais efeito. Desta forma os prejuízos se limitam à perda do dinheiro por parte de quem dá o dízimo.

27 comments:

  1. Anonymous11:04 PM

    Sugiro, com bastante enfâse, a leitura do livro “A Fé na Era do Ceticismo”. Após, seria ótimo refutar os argumentos. http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2599392/a-fe-na-era-do-ceticismo/?ID=C91A00827DA010F00332B0972

    ReplyDelete
  2. O autor do texto acima falou ognonorantemente que muitas facções cristãs digam que o dízimo não é obrigatório, ficando a critério de o membro dar ou não o dízimo.

    DESAFIO ME APRESENTAR AKI UMA DENOMINAÇÃO CRISTÃ QUE AFIRME ISSO ACIMA!
    NÃO FUJA DA RAIA!
    NÃO VOU PARAR ENQUNTO NAO ME APRESNETAR UMA DENOMINAÇÃO QUE AFIRMA A MENTIRA ACIMA.

    "MENINUM É FEI MENTIR"

    ReplyDelete
  3. Me diga!
    Quem iria manter a Igreja?
    Os Vereadores de sua cidade? O prefeito?
    Realizar um bingo todos os meses para arrecadar dinheiro para as despesas da Igreja como:
    ENERGIA, AGUA, ALUGUEL (Caso o ponto não seja próprio), RÁDIO, TV, CONGRESSOS, COMPRA DE TERRENOS, CONSTRUÇÃO, MATERIAL DE CULTO, SALÁRIO DO ZELADOR, SECRETÁRIA, PASTOR E OBRAS DE ASISTENCIA SOCIAL, ABRIGOS E CENTROS DE RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS.

    Quem iria manter a Igreja?...
    O seria necessário ir até a assistência social de a prefeitura solicitar um patrocínio?
    ________________________________________________________

    Mas que sujeitim folgado que escrevesse o texto acima!
    Os miseráveis por aí patrocina POLÍTICOS, TIMES DE FUTEBOL, ATLETAS, mas investir em vidas, salvar almas vai sair caro NE raça ruim? Ne fí da BURRICE.

    kkkkkkk
    ______________________________________________________________________
    Lucas
    10:7 E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa.

    O Verso acima é 2º testamento e foi dito por Jesus, seu ogonorántio BÍblico.

    E se precisar eu tenho mais em ponto de bala!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Anonymous2:25 PM

      Legal, numa época que nem existia taxa sobre água, sobre luz (energia elétrica), aluguel, pra que eles queriam o dízimo? Obras da igreja? Q igreja? Em. Atos tá escrito q "Deus não habita em templos feitos por mãos de homens"

      Delete
    2. Leva eles pra sua casa rapaz. Aí sim vc terá a oportunidade de a caridade, a misericórdia e mais um monte de coisas que irão eliminar essa tua arrogância. Misericórdia quero, não sacrifício. Há pessoas que tem difículdades em colaborar com o dízimo, mas se sentem coagidas e o fazem sob mil dificuldades, para não se sentirem ladras.

      Delete
  4. Anonymous11:04 PM

    O Senhor Jesus Cristo já pagou o preço por nossos pecados.

    analisando...pela lei que há no velho testamento, se alguém não der o dízimo é ladrão. e ladrão não será salvo... então o dízimo se torna maior que o Sacrificio de Jesus Cristo.

    o que está na velha aliança é sombra, figura do que havia de vir(colossenses2:16-17, Hebreus...,

    então, o dízimo de quem aceitou a Cristo como seu salvador pessoal é uma vida consagrada, orando, meditando na Palavra de Deus(Salmo1)e sempre que necessário ajudar o próximo, ajudar o evangelho a crescer(por amor, pois Deus ama a quem dá com alegria).

    em 1Co13 vemos que nada do que fizermos agradará a Deus se não tiver amor.

    Deus é Amor.

    Deus é Espirito e importa que seus adoradores o adorem em Espirito e em Verdade.

    ReplyDelete
  5. Anonymous11:00 PM

    Realmente não hã obrigatoriedade do Dizimo após Cristo.

    ...mas podemos dar mais de 10% se quisermos.

    ReplyDelete
  6. Anonymous3:59 PM

    Os ginorantes acham que so podem sustentar a obra se for cum o dizimo, mas nun sabem que a igreja primitiva não dava dizimo, dava muito mais que isso, e com amor.Sem barganhar com Deus!

    ReplyDelete
  7. Anonymous5:24 PM

    Belo artigo. De fato, a boca fala do que o coração está cheio! E para muitos líderes não poderia ser diferente: "dinheiro! dinheiro! dinheiro!". E infelizmente, a opressão recai sobre os mais simples. A Igreja sobreviveu por centenas de anos sem dízimos, mas nos dias atuais... completando a lista do amigo que escreveu sobre as necessidades de manutenção da igreja, podemos incluir: mansão pastoral, avião, conta bancária gorda, ações da bolsa, plano de saúde, e a fonte inesgotável de consumo do dinheiro do fiél: o tele-evangelismo e a disputa pelo poder territorial.

    ReplyDelete
  8. Anonymous5:29 PM

    há!!! desculpem, faltou incluir: fazenda de criação de cavalos, imóveis luxuosos nos EUA, elevador dentro de casa, carros importados. Bom, a lista não tem fim... E olha, que temos coragem de falar em assistência social.

    ReplyDelete
  9. Anonymous5:03 PM

    Shukriá!

    ReplyDelete
  10. Anonymous11:21 PM

    A lei e os profetas vigoraram até João

    respostas veja la qual lei ele estava falando a lei nao as leis qual lei durou ate joao sera se ele nao se referia a circunsiçao que se transformaria no batismo analizemos o que jesus disse e veremos que nao e a respeito do dizimo dai de cezar o que e de cezar e de Deus o que e de Deus o dissimo .

    ReplyDelete
  11. Anonymous4:05 PM

    também creio que dízimo nao cabe mais após o Cristo (Jesus), que pagou pelos nossos pecados. se temos consciência da importância do evangelismo vamos dar mais que 10%. Vamos dar nossa vida.

    ReplyDelete
  12. Anonymous1:48 PM

    O que importa é dar com alegria, sabemos que a caridade deve ser característa do genuíno critão. Jesus pagou um preço muito alto por nossos pecados e o que ele mais quer é que você se chegue a ele, deixem de fazer contendas e semeiem o amor. Ajudar a obra é importante, mas não se deixem manipular, leiam a bíblia e peçam direção do Espírito Santo para endetenderem o que Jesus está falando. Fiquem com a paz de Deus.

    ReplyDelete
  13. Anonymous7:28 AM

    só burro ignorante dá dinheiro para igrejas, pergunto se o mané que deu dinheiro curou o câncer da esposa ou ganhou a graça das contas pagas, o que vejo é igrejas sem pagar impostos e pastores no exterior se divertindo e rindo dos otários, já tive conhecido astor e conheço a farra

    ReplyDelete
  14. Anonymous10:18 PM

    Mesmo sendo cristão eu nunca caí nessa de dar dízimo, sempre acreditei que Deus não me cobrava isso e sou abençoado, tenho carro, casa e um ótimo emprego, saúde e família feliz. o que vejo é tanta gente miserável dando o dízimo pra os pastores espertalhões famigerados. não concordo com muita coisa nesse site, mais nesse ponto o autor está certo e dá uma aula de Bíblia pra esses fanáticos crentes.

    ReplyDelete
  15. Anonymous11:17 AM

    Se o próprio Deus não habita em templos e nem necessita de alguma coisa vinda de mãos humanas...então essa teoria que os dízimos e ofertas servem pra bancar a igreja cai por terra...pois isso não é ordem de Deus coisa nenhuma...quem levantou templos foi o homem e não Deus...então se o homem que levantou, ele que banque sozinho pois Deus não tem nada a ver com isso ! Recado dados pros mercadores da exploração da fé alheia !

    ReplyDelete
    Replies
    1. This comment has been removed by the author.

      Delete
    2. Anonymous 11:17 AM

      Baruch Spinoza escreveu:

      "Pára de ir a esses templos, sinagogas, centros, igrejas que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa. Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti."

      Pesquise no Google "O Deus segundo Baruch Spinoza".
      .

      Delete
  16. Anonymous11:25 AM

    Aonde no novo testamento Deus manda alguém levantar templos a Ele ? Se dízimo é pra suprir a obra de Deus...como muitos falam que é pra isso...mas se Deus não habita em templos...muito menos então recebe dízimo e oferta de alguém...isso é lorota de cães gulosos loucos por dinheiro !

    ReplyDelete
  17. Anonymous11:29 AM

    Já que o dízimo é pra Deus...então vou dar só se for na mão Dele !!

    ReplyDelete
  18. Anonymous7:24 PM

    Atos dos Apóstolos: 17. 24. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; 25. nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;
    A MAIOR PROVA QUE DEUS NÃO HABITA EM TEMPLO NENHUM E MUITO MENOS PRECISA DO DINHEIRO DOS OUTROS...COMO ESSES PILANTRAS DE PASTORES QUE PEDEM DOS INOCENTES QUE NÃO CONHECEM A VERDADE !!!

    ReplyDelete
  19. Anonymous8:52 PM

    VOCÊS NÃO PERCEBEM QUE ESSE SITE DEMONIACO É DO DIABO DE UM ATEU QUE QUER SEGAR OS OLHOS DE VOCES E AFASTAR DAS BENÇAOS DE DEUS?... ODÍZIMO É DO SENHOR NÃO É NOSSO E DEVE IR PARA A CASA DO SENHOR... DEUS DISSE A SALOMÃO PARA FAZER O TEMPLO E NÓS SOMOS SALOMÕES ESPIRITUAIS E PODEMOS SIM FAZER TEMPLOS PARA A PROPAGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS, NÃO SE DEIXEM ENGANAR, ESTAMOS NOS FINS DOS TEMPO ONDE APARECEM ENGANADORES... VAMOS AJUDAR NA PROPAGAÇÃO DO EVANGELHO DE SALVAÇÃO USANDO ESTA FERRAMENTA MARAVILHOSA QUE É O DÍZIMO DO SENHOR... E AINDA SER ABENÇOADOS COM ABASTANÇA!!!!!!!!

    ReplyDelete
  20. Anonymous10:22 AM

    Depois do sacrifício de Jesus na cruz, Deus nunca pediu pra alguém levantar templos pra Ele...nós somos o templo de Deus...a lei imperava antes da morte de Jesus...hoje vivemos na graça...ESTÁ CONSUMADO !!! Deus não habita em templos feitos por mãos humana...e nem requer alguma coisa de ninguém pra abençoar alguém...o que se vive hoje dentro das igrejas é apostasia...pregam o velho testamento só porque existem exemplos de pessoas que sacrificavam...e por isso deixam de lado o verdadeiro e único sacrifício que Deus si agrada...o de Jesus !!! E com isso, esses pastores vão tirando proveito dos incautos...Bispo Macedo...Valdemiro...Malafaia e outros por aí que abusam da falta de conhecimento das escritura de seus fiéis que são humildes e sinceros...Si você é pastor e está lendo isso é diz que tudo isso é mentira...VOCÊ É UM ENGANADOR !!! Eu saí da igreja universal e sei muito bem do que eu estou falando !!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Heraldo Sales10:33 AM

      Disse tudo!

      Delete
  21. Anonymous3:47 PM

    Veja só como funciona por detrás dos bastidores da igreja universal...em destaque o bispo Romualdo...o braço direito do bispo Macedo.

    http://www.youtube.com/watch?v=bfEIT89y5AM&feature=youtube_gdata_player

    ReplyDelete
  22. Muito boa a sua postagem, caro irmão, só para acrescentar ao texto,em meados de 777dc, por pressão da igreja católica, Carlos Magno, autorizou a icar acobrar dízimos!

    Abraços

    Roberto Nogueira
    nogueirapi@hotmail.com

    ReplyDelete